A plenária do Departamento de Ciências Sociais realizada em 04/08/2020, vem manifestar preocupação e solicitar a nomeação e posse da docente Mariele Troiano, aprovada em concurso público realizado no edital 107/2019, com homologação pelo edital 293/2019, e cujo processo (23069.050507/2019-33) já tramita desde dezembro de 2019 e se encontra localizado até o momento na CPD/GEPE, conforme consulta ao sistema de transparência pública da Universidade.

Essa vaga representa a reposição de docente que permaneceu afastado por licença médica durante quase dois anos sem gerar substituto e causando imenso prejuízo ao quadro departamental e ao Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, uma vez que este Departamento atende a todos os demais cursos desse campus em sua função de promover ensino, pesquisa e extensão, aspectos fundantes da universidade pública brasileira.

Desde o começo do ano, este Departamento vem sinalizando à CPD e à PROGEPE sobre a importância desta nomeação, ainda que sem resultado efetivo. Em um primeiro momento, as nomeações não estariam tendo efeito em função de restrições orçamentárias, mas logo em março a universidade realizou algumas nomeações, de institutos localizados na sua cidade sede. No meio da pandemia e das atividades presenciais suspensas, a universidade voltou a nomear e seguiu ignorando a nomeação solicitada e pleiteada por este Departamento e Instituto.

Na atual conjuntura, com retorno remoto de atividades, a nomeação da professora concursada e aprovada representaria não só o reforço do quadro departamental, mas também a demonstração da universidade de que zela pelo seu caráter de defesa da educação superior pública, gratuita e de qualidade, valorizando também seus campus localizados fora de sua sede e com vital importância. Em um momento de grave ataque à Universidade Pública brasileira, a postura coerente da UFF para com sua história e princípios norteadores é defender seu patrimônio, seus valores fundamentais e seguir o exemplo de diversas outras UFs que têm realizado nomeações recentes – como a própria UFBA.

Estamos em um momento decisivo de nossas histórias e da defesa de nossos valores institucionais e políticos. Nomear candidatos aprovados e repor vagas é apenas cumprir o compromisso de dar condições mínimas de funcionamento de nossos cursos, de nossas unidades e de nossos deveres para com a sociedade brasileira.

Acreditamos que esta pró reitoria se mostrará sensível, apta e que com legalidade e habilidade promoverá esta e outras nomeações fundamentais para a preservação daquilo que precisa e se comprometeu a defender: a própria Universidade Federal Fluminense.

Nota do COC – Nomeações