É  com  grande  satisfação  que  o Departamento de Ciências Sociais  comunica a Menção Honrosa para o Projeto Política na Escola recebida no I Prêmio de Excelência de Divulgação Científica da Universidade Federal Fluminense.

O Política na Escola é coordenado pelos professores Mariele Troiano e Ricardo Ferreira, conta com a participação da aluna bolsista Luisy Melchiades e o apoio da professora Flávia Mendes (Liceu de Humanidades de Campos). O projeto produz podcasts sobre temas, conceitos e autores da Ciência Política para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Ao todo o projeto já produziu mais de 100 minutos de conteúdo sobre temas considerados pertinentes para a formação crítico-reflexiva dos jovens e de acordo com as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há episódios sobre o funcionamento da democracia, feminismo, violência, movimentos sociais e políticas públicas.

O Prêmio de Excelência de Divulgação Científica contou com projetos de diversas áreas que concorreram nas categorias: Fotografia, Vídeo e Podcasts em Ciência, Tecnologia e Inovação. A avaliação externa foi realizada pelos pesquisadores: Alexandre Cherman (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro), Antonio Paiva (Sociedade Fluminense de Fotografia), Clara Rellstab (Podcast Radio Novelo), Claudia Holanda (Podcast Radio Novelo), Germana Barata (Programa de Pós-graduação em Divulgação da Ciência da Universidade Estadual de Campinas), Luiz Gustavo Almeida (Diretor nacional do Pint of Science Brasil), Maurício Salles (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia – INCT-CPCT) e Norberto Garcia-Cairasco – Programa de Pós-graduação em Fisiologia da Universidade de São Paulo (USP).

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 09 de dezembro de 2021, às 10, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas da UFF (NAB) e o episódio vencedor pode ser acessado no canal do Política na Escola na plataforma Spotify ou diretamente pelo link: https://open.spotify.com/episode/0vUlLnXeJ1SxLMMYzxHbya.

Parabenizamos todos os participantes do Política na Escola pelo excelente trabalho apresentado, que demarca o compromisso em ampliar o diálogo junto a sociedade.

Menção Honrosa a Projeto de Professores do COC