Águas de Lindoia – (26/09) Após três dias de apresentações de pesquisas e discussões entre profissionais da área de Ciências Sociais e representantes dos países que integram o BRICS, durante o Simpósio Internacional do 37º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) conclui-se que foi dada a partida na conectividade dos acadêmicos para discussão da visão da sociedade civil de cada país. “É o começo de uma conversa heterodoxa que esperamos que continue. A Academia que estava fora desse horizonte agora está refletindo e investindo na geração de conexões e em novos encontros”, afirmou o presidente da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro.

DSC_8950

Segundo Ribeiro, o BRICS é uma entidade inventada que passa a ser imaginativa até que se transforme em algo real, o que leva tempo e pode ou não se concretizar em um grupo sólido que passe a atuar grandemente nas frentes mundiais. “Mesmo estando ainda em formação, o BRICS tem consequências principalmente entre as elites estatais, por isso a importância das articulações e conexões em todas as áreas”, diz Ribeiro.

Vários temas foram discutidos durante o Simpósio. Ontem (25), representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul falaram sobre Inclusão Social e Justiça Social dos BRICS.  Os palestrantes apresentaram casos que se referiam à pobreza, violência urbana e problemas de meio ambiente que ainda persistem nos países emergentes, assim como problemas com etnia, sexo e de cidadania com relação ao acesso aos benefícios de desenvolvimento como educação, saúde e transporte público.

O notável desenvolvimento dos BRICS nos últimos anos, de acordo com os pesquisadores, propiciou mobilidade social ascendente para uma enorme quantidade de pessoas. Por esse motivo, todos os BRICS enfrentam problemas sociais que merecem respostas diferenciadas demandando uma atenção especial dos Estados e da sociedade. As questões agrárias e de moradia também foram levantadas durante o Simpósio.

Também participaram das sessões de ontem,  Pedro Lara de Arruda (IPEA) com base em uma análise da Índia com relação ao milênio e discriminação através de Castas. Mikhail Chernysh, da academia Russa de Ciências, falou sobre a Igualdade Social. Para ele Justiça Social tem a ver com a forma como são feitas as distribuições entre a sociedade, o professor do Centro Para Estudos de Sociedade Civil da Universidade de Pequim, Gao Bingzhong, que fez uma pesquisa intitulada “A Política Moderna de Reconhecimento da Cultura e Sociedade dos BRICS – O caso chinês”. Essa pesquisa foi desenvolvida com informações de estudantes que visitaram os países do BRICS e presenciaram o modo de vida e acesso a saneamento básico, bem como sistema de saúde e educação. Da Universidade de Cape Town, o pesquisador Francis Nyamnjoh, defendeu a força e coragem do povo Sul-Africano, comparando-os carinhosamente a porcos- espinhos. Ele diz que existe uma história de violência no país e que é difícil eliminar os resíduos do Apartheid mas acredita na força da sociedade.

Hoje (26) foi a vez dos pesquisadores Maria Paula Gomes dos Santos (IPEA), Cláudio Pinheiro (FGV), Elena Zdravomyslova (Universidade Europeia de São Petersburgo), Elaine Sato (Universidade de Pretória), Praveen Jha (Universidade Jawahalal Nehru), Jiannan Guo (Universidade South-Western de Economia e Finanças), Eduardo Viola (UNB), Alexander Zhebit (UFRJ), Akshay Nathur (Indian Concil on Global Relations), Wei Liang (Universidade de Pequin e Instituto Monterrey de Estudos Internacionais) e Kathryn Hochsteler (Universidade de Waterloo – Canada)

Eles apresentaram seus projetos com estatísticas comparativas de vários setores dos países que integram o grupo, estórias de pessoas que migram para a Rússia, relatos da como o sistema pensionário e os auxílios do governo funcionam, distribuição de renda e também a política de energia/clima desses países, incluindo o Acordo de Copenhagen em 2009.

No final da tarde, palestrantes e público se reuniram para discutir os resultados do Simpósio Internacional e fazer novos planos para o futuro como a possível publicação de um volume com todas as pesquisas apresentadas.

Texto: Nanci Camargo – ANPOCS

Acadêmicos investem na conectividade para discussão de aspectos sociais do BRICS durante Simpósio Internacional